Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Um pouco de história ...." Computador eletrônico"

Depois da época de Babbage, as calculadoras mecânicas tornaram-se cada vez mais complexas, em particular sob a propriedade de uma empresa nomeada International Business Machines, criada em 1911, e mais conhecida como IBM. No entanto, foi durante a Segunda Guerra Mundial que apareceu o primeiro computador completamente eletrônico. Ele fazia 5.000 somas por segundo! E foi chamado de ENIAC. O ENIAC foi desenvolvido e construído pelo Exército dos EUA para o seu Laboratório de Pesquisas Balísticas. Ele foi acionado em 1947 e ficou em contínua operação até as 11h 45 do dia 2 de outubro de 1955. O ENIAC usava contadores em anel de dez posições para armazenar dígitos. A aritmética era realizada "contando" pulsos com os contadores em anel e gerando pulsos de transporte caso o contador fosse "reiniciado”. A idéia era emular em eletrônicos a operação dos giros de dígito de uma calculadora mecânica.

ENIAC

Após o surgimento dos primeiros computadores na década de 1950, como o ENIAC, descobertas expermimentais mostraram que os transistores realizam as mesmas funções das válvulas eletrônicas.

Em 1979, o microprocessador INTEL 8088 (ou circuito integrado), era capaz de realizar 300.000 operações por segundo. Em 2000, o Pentium 4, também fabricado pela INTEL, executava cerca de 1.700.000.000 operações por segundo, ou seja, 6.000 vezes mais! Esse crescimento exponencial do número de transistores por circuito integrado funciona de acordo com a Lei de Moore. Em 1965, apenas quatro anos depois que o primeiro circuito integrado plano foi descoberto, Gordon Moore observou que o número de transistores por circuito integrado dobraria a cada dois anos. Crédito: Cortesia da Intel Corporation. Em 2004, um chip de silicone medindo 0,5 mm quadrados atingiu a mesma capacidade do ENIAC, que ocupava muito espaço.

Lei de Moore




Um chip de computador pode controlar a rede de fornecimento de energia elétrica de uma cidade. Também pode ativar o microondas que você usa para esquentar sua comida, ou o telefone celular que você usa para ligar para a família e os amigos. Na verdade, muitos estudiosos acreditam que uma das mais importantes invenções do homem foi o computador.De volta a 1943, quando Thomas Watson, presidente da IBM, disse "Acho que existe um mercado mundial para talvez cinco computadores", ele não tinha noção de que sua própria empresa seria tão importante para tornar os computadores onipresente em nossa vida cotidiana. Os computadores estão ficando mais rápidos e menores, além de se proliferarem rapidamente no mundo todo. A vida não seria a mesma hoje sem o chip de computador. Apenas meio século depois de sua invenção, é possível encontrar chips de qualquer velocidade e complexidade, desde um aparelho de DVD a um caça de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário